Como o Coaching surgiu pra mim

Published by Vagner Pontes on

COACH é um Profissional Multidisciplinar, muitas vezes vindo de outras áreas consagradas no mercado, que através de um processo de Formação sério – podendo inclusive incluir diversas especializações, e claro com muita prática, estudo, foco e dedicação, se torna alguém totalmente capacitado para condução do Processo de Coaching.

Trata-se de um profissional muito dedicado aos estudos e ao cuidado com os objetivos e metas dos seus clientes, afinal é na direção destes objetivos e metas que o cliente será conduzido durante o processo. Pra atuação como Coach é preciso muita leitura, vídeos, filmes e treinamentos dos mais diversos e frequentes.

Quanto ao Processo de CoachingIndividual ou em Grupo, parte-se de um Ponto A, que é a identificação do Estado Atual do cliente para aí identificar o Ponto B, que é o estado Futuro, onde o cliente pretende chegar, pra daí traçar um plano de forma que se elimine as distrações, as dificuldades, as limitações e enfim potencializando o que o cliente já tem de muito bom, além é claro respeitando os seus valores. No processo, para grandes resultados é fundamental o trabalho das questões emocionais aliadas ao racional buscando também um equilíbrio sistêmico em todas áreas da vida, sem perder porém a perspectiva dos Objetivos e Metas traçadas.

Ok, mas por que estou explicando tudo isso?

Minha história no Coaching

Antes de conhecer o Coaching, passei por um processo profissional muito difícil, escolhi pela minha saída em uma Empresa onde eu estava em crescimento para assumir um Desafio Maior, e aí eu me vi bastante “perdido”! Isso me levou a procurar algo que pudesse me ajudar a solucionar a situação, e foi aí que encontrei o Coaching, algo novo para mim, mas em uso a muito tempo, inclusive no mundo corporativo.

Foi um período entretanto muito conturbado, afinal para viver todo o processo que eu havia me proposto a fazer, seria necessário muito planejamento (o que pra mim é algo bastante fácil), negociações e concessões. Porém, minha visão era clara, eu tinha plena convicção que tudo era para eu me tornar alguém melhor, alguém que produzia mais, que era mais positivo, mais feliz, mais realizado e com mais sucesso, principalmente pessoal.

Após algum tempo, saí da empresa que estava, passei a me dedicar exclusivamente na transformação, evolução e crescimento das pessoas em suas vidas, carreiras e negócios através sim do Coaching, pois posso dizer que hoje me vejo em uma missão e isso na minha visão é fundamental.

Um pouco mais sobre mim (profissionalmente).

Sou um profissional vindo para o Mundo Coach da Área de Tecnologia, sou formado em Sistemas de Informação e além de cursos específicos tenho MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos. Na área de TI atuo desde 2002, onde trabalhei com manutenção de computadores, desenvolvimento Mainframe, Conversão de tecnologia, desenvolvimento Java, Web, Análise de Sistemas, Mapeamento de Processos, Arquitetura de Soluções, Analista de Negócios, Gestão de Projetos dentre outras atividades em diversas grandes empresas.

Com relação a minha formação em Coaching, toda ela foi realizada pela Febracis, onde realizei 100% da Grade Golden Belt contemplando Formação em Coaching, Master Coaching, Business High Performance, Coaching for Money, Perfil Comportamental e muitos outros além de muita prática e monitoria nos cursos. Em 1 ano e meio, já passei das 1500 horas dentro de treinamento.

Deixe seus comentários e dúvidas, terei o maior prazer em responder.

Categories: Coaching