O que é Chat GPT?

Se antes a Inteligência Artificial ou I.A. parecia algo totalmente distante da nossa realidade, talvez só possível nos filmes de ficção, agora ela se faz cada vez mais presente em nossa rotina. Com o avanço tecnológico, diversas ferramentas que usam esse mecanismo passaram a surgir, despertando a curiosidade da população e gerando questionamentos sobre o futuro da tecnologia.

Recentemente uma ferramenta chamada GPT Chat virou o assunto mais falado na internet, afinal esta ferramenta de inteligência artificial literalmente imita a linguagem humana. Tanto que, muitas pessoas começaram a explorar esse recurso em sua versão gratuita e paga, e perceberam que ele pode ter diversas utilidades, ajudando, inclusive, nas rotinas de trabalho. 

Mas afinal, o que é o Chat GPT?

O GPT Chat é um recurso de inteligência artificial que simula a linguagem humana, criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos Estados Unidos, a OpenAI. O nome Chat GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”, que traduzindo, fica algo como “Transformador pré-treinado generativo”. 

Basicamente, o GPT Chat pode realizar diversas tarefas, desde escrever artigos, notícias e redações até criar códigos inteiros de programação ou ajudar a encontrar erros e bugs em código. Ele ainda traça estratégias de vendas, compõe músicas e produz teses acadêmicas. 

Tudo isso num modelo de perguntas e respostas, como se fosse uma conversa entre o usuário e a ferramenta.

O grande diferencial do GPT é que ele se baseia em uma tecnologia de modelo de linguagem que consegue entender o significado das frases e estabelecer conversas mais complexas. A ferramenta tem como guia milhares de exemplos da comunicação humana, e, assim, os resultados são muito mais próximos à nossa forma de se comunicar. 

Como o Chat GPT funciona?

Por ser um chat, seu funcionamento é muito simples e prático. E em poucos passos você já estará conversando com o chat inteligente. O GPT Chat funciona como uma conversa, onde você envia uma mensagem à ferramenta, como uma conversa no Whatsapp, e aguarda a resposta.

Como acessar o Chat GPT?

Acesse a página https://chat.openai.com/chat , através do navegador e faça login (Log In) ou faça seu cadastro se for a primeira vez (Sign Up) utilizando uma conta de e-mail que você já tenha.

Após acessar a ferramenta, terá acesso a um chat onde pode enviar sua mensagem.

A Open IA, empresa criadora do ChatGPT treinou o computador com 45 Terabytes de textos até 2021.

Exemplos de uso do Chat GPT.

O Chat GPT pode ser aplicado para as mais diversas questões, aqui vão alguns exemplos que você pode aplicar.

Antes de buscar uma “resposta” do Chat GPT, nos nossos testes, validamos que é importante contextualizar e explicar da forma mais detalhada possível o tipo de informação que você gostaria que ele lhe ajudasse.

Partindo deste pressuposto, vamos há alguns exemplos de aplicação.

Fazer Pesquisas

No chat da ferramenta você pode perguntar absolutamente qualquer coisa. Se não souber ou for contra as normas de uso da ferramenta ele vai lhe dar uma resposta.

Tente fazer estas pesquisas:

  1. Quais os títulos da seleção brasileira de futebol
  2. Qual o nome do primeiro presidente do Brasil?
  3. Quantas modalidades fizeram parte das olimpíadas de Londres 2012?
  4. Quando nasceu a Rainha Elizabeth?
Elaboração dos mais variados tipos de Textos

Sim, dado sua característica de de ser uma IA generativa, uma das suas principais habilidades é criar conteúdos, sobretudo em texto, conseguindo elaborar textos bastante concisos e bem estruturados.

Esta habilidade inclusive já tem sido muito utilizada para criar conteúdos para redes sociais, roteiros de vídeos e até e-books.

Auxílio para Programadores

Se você é um programador verá o quão rápido é solicitar trechos de código nas mais variadas linguagens de programação, de COBOL há PYTHON você pode solicitar que a ferramenta escreve o código.

Mas atenção, a ferramenta serve de auxílio, sendo necessário o conhecimento do programador para validar a resposta dada.

Podemos confiar totalmente no Chat GPT?

Sem sombras de dúvidas, o Chat GPT é uma ferramenta inovadora e prodigiosa, porém, ainda está em seu início. Embora isso seja algo que seus próprios desenvolvedores também sabem, ninguém diminui o fato de que ele pode realizar até metarraciocínio, mas cuidado, existem limitações que devemos considerar.

Essa inteligência artificial foi treinada durante os anos que antecederam 2021. Portanto, ela não poderá fornecer informações sobre eventos ou celebridades depois dessa data. A versão 4, já disponível para contratação possui informações mais atualizadas.

Vale lembrar que a tecnologia deve ser usada como um apoio, e que a supervisão e monitoramento dos conteúdos gerados é muito importante. Afinal, por mais que o chat se aproxime da linguagem humana, ele não substitui a necessidade de atentar-se para a veracidade das informações e responsabilidade com os dados gerados. 

Por fim, embora já faça parte de nossas vidas, é bem provável que em breve ferramentas de IA automatizem vários trabalhos a ponto de tomar decisões por nós. É importante salientar que ainda há questões éticas que precisam ser resolvidas. Cabe também refletir se é lícito uma tecnologia substituir tarefas e processos que, até agora, eram de domínio exclusivo dos humanos.

Deixe um comentário

Vagner Pontes

View posts by Vagner Pontes
Apaixonado por Negócios, Tecnologia e Marketing, mas sem deixar de lado o amor pela Transformação, Evolução e Crescimento Profissional das pessoas. Graduado em Sistemas de Informação pela FGP com MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV, estando na área de TI em grandes Instituições Financeiras como Unibanco, HSBC, Bradesco e Capgemini, com desenvolvimento de sistemas e Gestão de Pessoas e Projetos desde 2002.
Scroll to top