Telegram fora do ar no Brasil por determinação da Justiça

Nesta quarta-feira (26/4), a Justiça determinou a suspensão do serviço do Telegram no Brasil devido ao fato de a empresa ter fornecido apenas parcialmente os dados de participantes de grupos com conteúdo neonazista dentro do aplicativo, descumprindo uma ordem judicial.

Em consequência da decisão, o Telegram deixou de enviar e receber mensagens no Brasil e ficou indisponível para usuários das operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi, além de Google e Apple, que mantêm lojas de aplicativos.

A determinação judicial foi tomada porque o Telegram não entregou todos os dados requisitados pela Polícia Federal em relação aos grupos neonazistas que estão sob investigação.

Reincidência

Pela segunda vez em um período de um ano, a Justiça determinou a suspensão dos serviços do Telegram no Brasil. Em 2022, a Polícia Federal alegou que o Telegram não forneceu dados de investigados por propagar discurso de ódio, o que resultou em um pedido de suspensão do aplicativo pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também:

Motivos da suspensão do Telegram

Anteriormente, o Ministério da Justiça declarou que está monitorando mensagens acerca de supostas ameaças de ataques na internet, sendo que atualmente 1.224 casos estão sendo investigados e quase 700 adolescentes já foram convocados a prestar depoimento.

Na quarta-feira (19), a Polícia Federal solicitou ao Telegram dados sobre integrantes de grupos, incluindo neonazistas, que estariam incentivando atos violentos em escolas. A Justiça Federal do Espírito Santo acatou o pedido.

Na sexta-feira (21), o aplicativo entregou parte dos dados requisitados, porém não forneceu os números de telefone dos participantes de um grupo com conteúdo nazista.

Devido ao descumprimento da ordem judicial, a Justiça aumentou a multa imposta ao Telegram de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia de recusa em fornecer as informações solicitadas.

Deixe um comentário

Vagner Pontes

View posts by Vagner Pontes
Apaixonado por Negócios, Tecnologia e Marketing, mas sem deixar de lado o amor pela Transformação, Evolução e Crescimento Profissional das pessoas. Graduado em Sistemas de Informação pela FGP com MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV, estando na área de TI em grandes Instituições Financeiras como Unibanco, HSBC, Bradesco e Capgemini, com desenvolvimento de sistemas e Gestão de Pessoas e Projetos desde 2002.
Scroll to top