SpaceX realiza teste de voo da nave Starship, que explode após deixar a base

A SpaceX, empresa de tecnologia aeroespacial liderada por Elon Musk, realizou um voo teste da nave Starship nesta quinta-feira (20). Infelizmente, a nave explodiu cerca de 4 minutos após o lançamento, possivelmente devido a problemas no acionamento dos seus poderosos 33 motores.

O foguete de dois estágios, que possui uma altura de cerca de 120 metros, decolou da base de lançamento Starbase da SpaceX e das instalações de teste a leste de Brownsville, Texas. A intenção do voo de estreia era realizar uma trajetória de 90 minutos para o espaço.

Durante a transmissão ao vivo do lançamento, foi possível observar o foguete subindo da torre de lançamento em direção ao céu da manhã, com os 33 motores do propulsor Super Heavy ganhando vida em uma bola de chamas e nuvens ondulantes de exaustão e vapor d’água. Infelizmente, logo após deixar a base, a nave explodiu.

Leia também:

Apesar do fracasso do teste, a SpaceX considerou a decolagem um sucesso, já que o objetivo era possibilitar que a nave saísse da base de lançamento. A empresa enfatizou que os dados coletados a partir deste teste serão cruciais para aprimorar a confiabilidade da Starship em futuros lançamentos.

Vale ressaltar que o primeiro voo teste da Starship, que estava originalmente programado para segunda-feira (17), foi cancelado devido a um problema técnico. A SpaceX é conhecida por sua abordagem mais rápida e eficiente de coletar dados durante o desenvolvimento de seus foguetes, mesmo que isso possa resultar em contratempos e explosões. Esta abordagem difere da abordagem mais lenta e cuidadosa adotada pela NASA.

Deixe um comentário

Vagner Pontes

View posts by Vagner Pontes
Apaixonado por Negócios, Tecnologia e Marketing, mas sem deixar de lado o amor pela Transformação, Evolução e Crescimento Profissional das pessoas. Graduado em Sistemas de Informação pela FGP com MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV, estando na área de TI em grandes Instituições Financeiras como Unibanco, HSBC, Bradesco e Capgemini, com desenvolvimento de sistemas e Gestão de Pessoas e Projetos desde 2002.
Scroll to top