O seu emprego é o seu negócio

Como você tem cuidado do seu negócio?

Talvez você nunca tenha tratado o emprego desta forma, afinal praticamente todos nós aprendemos que tínhamos que estudar, encontrar um trabalho (de preferência que pague bem – seja lá o que isso significa para você), ficar nele de segunda a sexta, das 8:00 às 18:00, esperar pra descansar no final de semana, fazer isso por 11 meses ao ano pra curtir então a tão esperada Férias e depois recomeçar o ciclo.

É assim que acontece na maioria das vezes?

Eu quero aproveitar que estamos justamente no início de um novo ciclo, propondo a você  uma nova alternativa, um novo caminho, porém eu vou te alertar que isto só pode ser iniciado por você, percorrido por você e só diz respeito a você.

Do latim, negócios significa algo como “aquilo que não é lazer”, ou seja, diz respeito às atividades ou trabalho que realizamos com o objetivo de ter algum retorno financeiro. Aqui então se encaixa por exemplo, seu emprego.

Olhando por esta perspectiva, seu negócio passa a ser você, a forma como você olha para você como pessoa e como profissional, a forma como você trata seus colegas, seu chefe, os clientes, os fornecedores e o feedback deles para com você e os seus resultados vai lhe dar pistas de como seu negócio está sendo administrado.

Desta forma, seu emprego, você gostando dele ou não é o seu negócio! Daí a pergunta:

Como você tem cuidado do seu negócio?

Vou lhe propor alguns passos para serem executados a partir de agora.

  1. Faça exercícios físicos, de preferência logo pela manhã, antes de ir trabalhar, isso irá aumentar o seu nível de Endorfina estimulando sua sensação de prazer, bom humor e alegria.
  2. Seja o primeiro a chegar no trabalho (comprometimento).
  3. Passe a ser uma pessoa de referência em solucionar problemas e inspiração..
  4. Pare de Reclamar, não importa o tamanho da reclamação. Uma árvore grande antes foi pequena e insignificante
  5. Seja Proativo, mas de uma forma maior do que tomar iniciativa. Seja alguém responsável pelos resultados.
  6. E por último, Seja Grato! Estudos científicos mostram que pessoas gratas são mais saudáveis (Agradeça e Seja Feliz), pessoas otimistas produzem mais (Mentes Milionárias) e pessoas felizes são mais bem-sucedidas (O jeito Harvard de ser Feliz).

Que o seu negócio seja cada vez mais próspero e abundante, crescendo e contribuindo com o crescimento de outros negócios.

Deixe um comentário

Vagner Pontes

View posts by Vagner Pontes
Apaixonado por Negócios, Tecnologia e Marketing, mas sem deixar de lado o amor pela Transformação, Evolução e Crescimento Profissional das pessoas. Graduado em Sistemas de Informação pela FGP com MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV, estando na área de TI em grandes Instituições Financeiras como Unibanco, HSBC, Bradesco e Capgemini, com desenvolvimento de sistemas e Gestão de Pessoas e Projetos desde 2002.
Scroll to top