Bard: O chatbot de inteligência artificial do Google

No dia 21 de março de 2023, o Google lançou o seu mais novo chatbot de inteligência artificial, o Google Bard, que promete competir com o ChatGPT da Open AI. O Bard, anunciado em fevereiro deste ano, está atualmente disponível apenas para usuários maiores de 18 anos nos Estados Unidos e Reino Unido. Se você está curioso e deseja saber mais sobre essa nova ferramenta, continue lendo para conhecer melhor o chatbot do Google.

O que é Google Bard?

Bard é a mais recente adição ao portfólio de chatbots do Google, oferecendo uma experiência de conversação aprimorada aos usuários. O chatbot é programado pela inteligência artificial do Google para responder perguntas de maneira natural, como se fosse um ser humano. Com acesso a informações atualizadas na internet, o Bard é capaz de fornecer respostas mais profundas e completas para as perguntas dos usuários. Esse mecanismo é derivado do modelo de linguagem de inteligência artificial generativo do Google, conhecido como LaMDA.

Embora o LaMDA tenha sido criado em 2017, ele nunca foi lançado oficialmente ao público. O mecanismo foi treinado por meio de milhões de textos disponíveis na internet, permitindo que ele pudesse dialogar com os usuários em uma ampla variedade de tópicos. O Bard, por sua vez, é a aposta do Google para competir com o ChatGPT, que foi lançado pela OpenAI em novembro de 2022 e atraiu mais de 1 milhão de usuários em apenas uma semana.

O que pode ser feito com o Google Bard?

O Bard do Google que tem como objetivo principal auxiliar na criação de conteúdo em vez de apenas buscar informações. Embora nem todas as funcionalidades tenham sido divulgadas, o chatbot é capaz de produzir blocos de texto em tempo real, apresentando diferentes versões de respostas e oferecendo integração direta com o Google por meio do botão “dar um Google“.

Além disso, o Bard é projetado para seguir regras rigorosas, incluindo a proibição de respostas ofensivas e abusivas, bem como filtros para evitar a divulgação de informações prejudiciais ou ilegais. É importante notar que, como qualquer programa de inteligência artificial, o Bard não é infalível e pode cometer erros.

Recentemente, um vídeo promocional do chatbot causou prejuízos de US$ 1 bilhão para a Alphabet, a holding que é dona do Google, após o Bard responder a uma pergunta com informações imprecisas. No entanto, o Google está comprometido em melhorar a precisão e a confiabilidade do Bard, assim como outras tecnologias de IA em desenvolvimento.

Como usar o Google Bard?

O Google Bard oferece três possibilidades de resposta aos usuários, com diferenças de tom e informações. A interface é simples e semelhante à do ChatGPT. As respostas são apresentadas em blocos de texto e o chatbot permite a integração direta com o Google, através do botão “dar um Google”.

Recentemente, a Google começou a disponibilizar o Bard para usuários empresariais e educacionais nos Estados Unidos, acima de 18 anos, convidados pela empresa. Esta é a primeira vez que os recursos generativos de inteligência artificial do Bard são liberados para pessoas de fora da companhia. O objetivo do Google é integrar a tecnologia a outros serviços, como Meet, Apresentações (Slides), Planilhas e Chat.

Os usuários poderão enviar feedback para melhorar a tecnologia. Na área de textos, os usuários poderão usar a IA para escrever o que quiserem, inclusive com estilos e tom de voz diferentes, como mais extenso, mais curto, formal ou usual, por exemplo. Além disso, até emojis poderão ser utilizados por meio da opção “Estou com sorte”. As empresas que participarem poderão contar com controles administrativos para estabelecer políticas próprias para seus funcionários, garantindo o melhor uso possível da IA.

Leia também:

O Google Bard e ChatGPT são diferentes?

Existem algumas diferenças notáveis entre o Bard e o ChatGPT, ambos chatbots de inteligência artificial. Uma delas é que o mecanismo de busca do Bard é capaz de encontrar informações mais recentes, enquanto o ChatGPT tem uma limitação de conteúdo que se estende até 2021. Vale mencionar também que o Bard é um recurso gratuito integrado ao buscador do Google, enquanto o ChatGPT-4, a versão mais recente do bot da OpenAI, só está disponível como serviço pago.

Outra diferença é que o Bard é capaz de produzir blocos de texto instantaneamente, enquanto o ChatGPT digita palavra por palavra. Embora ambos os chatbots tenham suas vantagens e limitações, é interessante observar como a inteligência artificial tem avançado na capacidade de emular a interação humana e fornecer respostas precisas em tempo real.

Como acessar o Google Bard no Brasil?

Google Bard é uma ferramenta que pode ser acessada pelo endereço bard.google.com.

Diferentemente do Bing, o chatbot do Google não é integrado diretamente na busca, mas sim disponibilizado na aba “bate-papo” quando for conveniente para o usuário. Atualmente, o Bard está em fase de testes e só está disponível nos Estados Unidos e Reino Unido. No entanto, o Google afirmou que a ferramenta deve ser lançada em outras regiões em breve.

Você já teve a oportunidade de testar o Google Bard? O que achou da ferramenta? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião conosco.

Deixe um comentário

Vagner Pontes

View posts by Vagner Pontes
Apaixonado por Negócios, Tecnologia e Marketing, mas sem deixar de lado o amor pela Transformação, Evolução e Crescimento Profissional das pessoas. Graduado em Sistemas de Informação pela FGP com MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV, estando na área de TI em grandes Instituições Financeiras como Unibanco, HSBC, Bradesco e Capgemini, com desenvolvimento de sistemas e Gestão de Pessoas e Projetos desde 2002.
Scroll to top